Movimentos Sociais
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POFISSIONAL
E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO NORTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS SALINAS
OS MOVIMENTOS SOCIAIS
SALINAS - MG
MARÇO DE 2013
ANDERSON RAVIK – 3º ANO “08”
OS MOVIMENTOS SOCIAIS
Atividade Avaliativa apresentada ao professor Fabiano Magalhães, como composição da nota do 4º Bimestre na disciplina de Sociologia, do Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas.
SALINAS – MG
MARÇO DE 2013
OS MOVIMENTOS SOCIAIS
1. O que são movimentos sociais, principais características, conceitos e história.
Os movi mentos sociais são constatados quando por meio de intervenções de um grupo de pessoas e/ou instituições, tenta-se de forma coletiva manter, mudar ou até mesmo revolucionar a realidade de certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal ou questionamento de uma realidade que impede a realização dos anseios deste movimento.
Os movimentos sociais podem assumir várias amplitudes: das locais às internacionais. Exemplos cotidianos destes movimentos são as greves por melhores condições de trabalho, os movimentos por melhores condições de vida no campo e na cidade, questões étnicas, ambientais ou educacionais. Historicamente, a luta por direitos começa com a ideia do homem como centro das transformações ao invés do divino, concepção vinda com a pregação da razão pelos iluministas.
No Brasil, os movimentos sociais têm sua história marcada pelos grandes embates realizados contra os governos autoritários, sobretudo ainda nas lutas pela liberdade e democracia.
2. Qual a importância destes movimentos no contexto social e político?
Vivemos em uma sociedade totalmente diferente que exige novas condições de existência e sobrevivência. Os movimentos sociais não buscam instituir uma nova