movimentos sociais
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
ALEXSANDRA LOSS FRANZIN
DENISE OLIVEIRA SHINEIDER
VIVIANE XAVIER DIAS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
VITÓRIA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de educação que está fundamentada a Partir das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), na Lei nº 9394/96, sendo destinada aos alunos jovens e adultos “que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria”, fazendo parte do Ensino Básico, mas não havendo para a EJA a obrigatoriedade existente no mesmo. De acordo com o artigo 37, § 2º da LDBEN “O poder público viabilizará e estimulará o acesso e permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares”. Essas ações estão relacionadas aos cursos e exames que habilitarão os alunos para a continuidade dos estudos na educação regular após sua passagem pela Educação de Jovens e Adultos, além de considerar as características sociais deles, tais como: serem alunos de baixa renda, trabalharem durante o dia, etc.
1.1 Histórico da EJA no Brasil
Reconstruir a trajetória da educação de jovens e adultos no Brasil é uma tarefa complexa. A síntese histórica a seguir tem a finalidade de contribuir para a fundamentação dessa modalidade de ensino, com ênfase maior no Brasil, a partir da década de 30.
Na década de 30 a educação de adultos começa a delimitar seu lugar na história da educação no Brasil.
Década de 40 a ampliação da educação elementar, inclusive da educação de jovens e adultos. Nesse período, a educação de adultos toma a forma de Campanha Nacional de Massa.
Na década de 50 a campanha se extinguiu antes do final da década. As críticas eram dirigidas tanto às suas deficiências administrativas e financeiras, quanto à sua orientação pedagógica.
Já na década de 60 o pensamento de Paulo Freire, assim como sua