MOVIMENTOS SOCIAIS, POLÍTICAS PÚBLICAS E GLOBALIZAÇÃO.
QUESTÕES:
1. Partindo da frase: “...falar de movimentos sociais é falar, também, de identidade e dignidade, é falar de luta e de direitos”.
PARTINDO DESTE PENSAMENTO E A LEITURA SOBRE O TEXTO MOVIMENTOS SOCIAIS, DESENVOLVA UM BREVE COMENTÁRIO DE SEU ENTENDIMENTO SOBRE O MOVIMENTO QUE FICOU CONHECIDO COMO PASSE LIVRE OCORRIDO EM VÁRIAS CAPITAIS DO NOSSO PAÍS.
R: Movimento Passe Livre é um movimento Brasileiro que defende a Tarifa zero. Ganhou grande repercussão inclusive internacional em Junho desse ano quando um grande número de pessoas foi às ruas não só em São Paulo, mas em outras grandes Cidades para barrar o aumento das passagens do transporte público no país.
Em minha opinião a reivindicação era válida e as manifestações mostraram aos governantes o poder do povo, mas lamentavelmente essas manifestações perderam o foco. Muitos vândalos se infiltraram na multidão aproveitando-se da situação para depredar, invadir, saquear etc.
2. Após a leitura do texto sobre políticas públicas, qual análise que você faz sobre a “organização” do Brasil para a copa do mundo de 2014? Caminhamos por uma concepção elitista, pluralista ou as duas? Justifique.
R: A Organização da Copa do Mundo no Brasil em 2014 é tanto Elitista quanto Pluralista.
Elitista por que infelizmente a corrupção existe e os que mais lucrarão serão os políticos.
Pluralista, não podemos esquecer-nos dos empregos e oportunidades gerados pela copa. Isso sem falar visibilidade que o país terá neste período, visto que pessoas do mundo inteiro estarão aqui, é mais que isso, estará aqui a mídia do mundo inteiro.
Apesar de a corrupção ser uma triste realidade não só aqui no Brasil, mas no Mundo, acho uma alegria e orgulho sermos País sede da Copa.
Acredito que muitos que hoje criticam vibraram e comemoraram com a notícia da escolha a nos atrás.