Movimentos sociais na república velha
➢ Introdução – Movimentos Sociais ➢ Revolta da Vacina ➢ Cangaço ➢ Revolta da Chibata ➢ Movimento Operário ➢ Coluna Prestes ➢ Conclusão
Introdução
Movimentos Sociais – República Velha
O fim do regime monárquico não apresentou profundas transformações na sociedade brasileira, mesmo com a libertação das populações escravas, a constituição republicana de 1891, não buscava compreender nenhum tipo de projeto de inclusão social e econômica das populações menos favorecidas, ao mesmo tempo a república foi marcada pelo predomínio das elites agroexportadoras no poder. O regime republicano gerou no interior de seus costumes uma crise de reconhecimento proveniente dessas populações marginalizadas. Como seria possível se submeter aos poderes e obrigações de um Brasil pouco interessado em atender as demandas daqueles que deveriam representar.
Revolta da Vacina (Outubro de 1904)
- Governo Rodrigo Alves 1902-1906
- Projeto de Urbanização do Rio de Janeiro pelo prefeito Pereira Passos
- O Rio de Janeiro no início do século XX estava na situação precária faltava saneamento básico e consequentemente epidemias, febre amarela, peste bubônica e varíola. O médico Oswaldo Cruz, diretor da Saúde Pública, convenceu o presidente a decretar a lei da vacinação obrigatória para combater a febre amarela. Os sanitaristas invadiam as casas e a força vacinava as pessoas, o espanto da população foi devido à falta de informação sobre a vacina que era algo positivo, mas aplicado de forma autoritária e violenta.
- Impulsionada a revolta popular aumentava além da vacinação forçada, existia outros problemas crise econômica, desemprego, inflação e a reforma urbana. Populares apedrejam prédios públicos e espalhavam a desordem pela cidade.
- 16 de novembro de 1904, o presidente