Sistema operacional
TEA 2
Sistema Operacional
Prof. Caio Ferrari
-Pesquisa sobre sistemas operacionais alternativos.
- Bases legais, criação e Utilização. Haiku- O nome é de origem japonesa, "Haiku" ou "Haicai" é uma forma poética que valoriza a concisão e a objetividade. Foi escolhido em uma enquete feita por membros da comunidade.
Basicamente o sistema é orientado ao usuário, isso quer dizer que, a reposta ao usuário é mais importante que qualquer coisa no SO, por exemplo: não existe a ampulheta no ponteiro do mouse, o sistema nunca está ocupado de mais para atender o usuário.
O projeto é coordenado e controlado pela Haiku Incorporated, organização sem fins lucrativos com sede em Nova Iorque. Gratuito open-source, tipo de licença MIT (essa licença não possui copyright no texto, o que permite a outros desenvolvedores alterá-lo para atender suas necessidades).
O Haiku foi criado com base no SO BeOS sistema da década de 1990, que por sua vez foi escrito a partir do zero, o BeOs portanto não é baseado em Unix. A base de SO foi desenvolvida em C++ e tem sua interface de programação e aplicação voltada a objetos.
Ele visava a economia e rapidez num sistema operacional, de fácil operação interface simples e intuitiva, baixa latência para serviços de Kernel e mídia, sistema de arquivos de 64 bits, multitarefa. Apesar de grandes facilidades e inúmeros recursos ainda precisa melhorar, no que diz, respeito a gerenciamento de contas de usuários e sistema nativo de segurança para o sistema operacional, atualmente está na versão Alpha 2.
FreeBSD é um sistema operacional avançado para servidores, com mais de 20mil bibliotecas e aplicações, possui recursos de rede, segurança, desempenho e compatibilidade. Sistema de rede robusto em cargas mais pesadas, uso da memória muito eficiente para atender a milhares de solicitações simultâneas e bons tempos de respostas para seus usuários.
O SO freeBSD é de uso livre, de base