Movimentos mandibulares
Recapitulando a aula passada:
Os componentes do sistema estomatognatico sao musculos, ossos, dentes, vasos, atm...
Quando essas estruturas trabalham harmonicamente temos a oclusao fisiologica, caso esteja de forma desar,onica nos temos a oclusao patologica. Existem estruturas que influenciam de forma geral no posicionamnto dental, tal como os tecidos circunjacentes, caso estejam atuando sem um equilibrio de forças; seja ela vestibulo-lingual; cervico-oclusal; lingual- vestibular, ou no sentindo mesio-distal.
Os mov. De lateralidade e protrusao acontecem auxiliados pelas guias; no movimento de protusao temos auxilio da guia anterior/guia incisiva; no movimento de lateralidade temos auxilio da guia canina ou pode ser guiado tambem pela funçao em grupo.
A arcada superior engloba a arcada inferior, esse sobre passe (arcada superior ultrapassa inferior) vertical do arco superior em relaçao ao inferior é chamado de overbite ou sobremordida; e o sobre passe horizontal se chama overjete.
A maxila esta implatada no cranio,entao ela é um osso fixo, a mandibula é o componente movel desse sistema,então é a mandibula que vai se movimentar com relaçao a maxila, claro que com auxilio de musculos, e por impulsos do sistema nervoso.
Os movimentos mandibulares resultam da interaçao de fatores biologicos incluindo os contatos dentais atraves das guias, a anatomia e fisiologia da ATM, eixos de rotaçao de mandibula e as atividades dos cursos mastigatorios.
Fatores que regulam os movimentos da mandibula em relaçao a maxila: atuam de forma conjunta, favorecendo, facilitando dando sequemcia aos movimeantos que a mandibula pode realizar em relaçao a maxila.
1. As proprias ATMs
2. ligamentos capsulares
3. ligamentos estilo mandibulares
4. os musculos da mastigaçao( atuam como antagonistas ou sinergistas para realizar os movimentos mandibulares em relaçao a maxila
5. a regulaçao neuro muscular (liberam estibulos para