Movimentos de luta pela igualdade social
Movimento Negro
Movimento Negro é o nome dado ao conjunto dos diversos movimentos sociais afro-brasileiros, particularmente aqueles surgidos a partir da redemocratização pós-Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro e São Paulo.
Movimentos sociais expressivos envolvendo grupos negros aconteceram durante toda a História do Brasil. Contudo, até a Abolição da Escravatura em 1888, estes movimentos eram quase sempre clandestinos e de caráter radical, já que seu principal objetivo era a libertação dos negros cativos, os quais eram tratados como propriedade privada.
O movimento negro tem por objetivo a persistência e o resgate da cultura afro- brasileira, rebatendo (posicionando-se contra) a rígida desigualdade e a segregação racial que ainda atinge o povo negro.
Exemplos: Surgimento da Imprensa Negra Paulista, a Frente Negra Brasileira e o Teatro Experimental do Negro.
Imprensa Negra Paulista: Marcou o início dos movimentos no Século XX. Foi a primeira manifestação que lutava em prol da cidadania recém-adquirida. Perdurou até 1963, quando foi fechado o Correio d'Ébano. Ajudou no desenvolvimento da Frente Negra Brasileira.
A Frente Negra Brasileira: Foi fundada em 16 de Novembro de 1931. Teve uma grande atuação na luta contra a discriminação racial. Responsável pela inclusão de negros na Força Pública de São Paulo. Constituiu-se como partido político, dando entrada na Justiça Eleitoral em 1936. Em 1937, com a decretação do Estado Novo por Getúlio Vargas, todos os partidos políticos, inclusive a Frente Negra, foram declarados ilegais e dissolvidos.
Teatro Experimental do Negro: Foi fundado, por Abdias do Nascimento, em 1944. Buscava dinamizar a “consciência da Negritude( Negra) brasileira” e combater a discriminação racial.
Direitos Civis
O surgimento dos direitos civis está vinculado às revoluções burguesas na Europa do século 18. Elas tiraram a força das monarquias absolutistas e