movimento social urbano
Assim como o movimento LGBT, o movimento negro luta por igualdade, e possui grande relevância e percorre toda a história do nosso país. Organizando-se de diversas maneiras e agindo em muitos momentos na luta pela igualdade. Vamos abordar essa trajetória pautando-se em seus precedentes históricos do movimento, ideologia, bandeira de luta, organização hierárquica, forma de mobilização e direitos conquistados. Movimento LGBT O Movimento LGBT que teve início na Europa no final do século passado e chega ao Brasil nos anos 70, tem por objetivo principal a luta pela igualdade de direitos. LGBT é a sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, que são orientações sexuais, onde as pessoas tem uma escolha diferente do sexo designado no nascimento. LGBT é um movimento que luta pelos direitos dos seus membros, e principalmente contra a homofobia.
Inicialmente, o movimento era conhecido apenas por GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes), porém houve um grande crescimento e as pessoas começaram a se conhecer cada vez mais e assumir suas próprias escolhas, fazendo com que o movimento adquirisse outros tipos de orientações sexuais. Inclusive, o termo foi alterado de GLS para LGBT em uma Conferência Nacional, realizada em Brasília, no ano de 2008.
O movimento LGBT carrega muito preconceito, e conotações pejorativas, principalmente pelas participações do grupo em paradas gays e etc., porém, o objetivo mesmo é conscientizar as pessoas das diferenças, e da importância do respeito entre elas. Além do mais, existem diversas ONG's (Organizações Não-Governamentais) que trabalham em prol do