Noçoes de macroeconomia
A macroeconomia faz uma abordagem global das unidades econômicas individuais e de mercados específicos. A política macroeconômica, como toda política, possui metas a serem atingidas. Dentre essas metas temos:
* Alto nível de emprego: é importante, pois, dessa forma, as pessoas recebem um salário e têm condições de adquirir mercadorias, assim existe uma preocupação quanto ao nível de emprego para que haja um equilíbrio entre a demanda e a oferta. * Estabilidade de preços: Um fator primordial que influi na estabilidade dos preços é a famosa inflação. Ela é a responsável pelo aumento contínuo e generalizado no nível de preços, porém, se aceita que um pouco de inflação seja integrante dos ajustes de uma sociedade em crescimento. * Distribuição da renda: A distribuição justa de renda é meta da macroeconomia, tanto em relação ao nível pessoal quanto ao nível regional. Observa-se que a cada dia essa disparidade aumenta, ou seja, os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres, mais pobres. * Crescimento econômico: O crescimento econômico oferta à coletividade uma quantidade de mercadorias e serviços maior que o crescimento populacional.
Para atingir as metas à política macroeconômica possui alguns instrumentos:
* Política fiscal: diz respeito aos instrumentos disponíveis pelo governo para a arrecadação de impostos e contribuições, e o controle de suas despesas. Ela também é utilizada para estimular ou inibir os gastos do setor privado.
Assim, se o objetivo é reduzir a taxa de inflação, as medidas fiscais empregadas são a reduções dos gastos ou o aumento da carga tributária, o que inibe o consumo. Porém, se a meta é o crescimento do emprego, aumentam-se os gastos públicos e diminuem-se os tributos, elevando assim a demanda. Se o objetivo a atingir é a melhor distribuição da renda, então os recursos utilizados devem se dar em benefício dos menos favorecidos.
-------------------------------------------------