Movimento Social
Um exemplo de luta por conhecimento é o movimento LGBT (movimento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros e transexuais).
A luta por reconhecimento, por sua vez, busca corrigir o eliminar injustiças culturais, como a humilhação, o desrespeito e a negaçao de direitos a pessoas de determinados grupos.
Eles lutam contra a homofobia e a favor da livre expressão sexual. Os movimentos por reconhecimento têm reivindicações com relação à política do Estado (como por exemplo, o reconhecimento do casamento civil entre homossexuais), mas a parte mais importante de sua luta é cultural: é a luta para que a sociedade aceite os homossexuais como cidadãos que, como os demais, têm direito a ser diferentes em tudo o que não prejudique os outros.
O movimento em defesa dos homossexuais surgiu na Europa no século passado, tendo como bandeiras a defesa dos direitos e o respeito a homossexuais e o reconhecimento perante leis dos direitos civis.
No Brasil o movimento começou através de uma publicação no jornal pelo primeiro grupo de homossexuais organizados e a partir daí espalhou-se pelo Brasil.
Em 20 anos de existência do grupo, o movimento homossexual, apesar de contar com poucos recursos materiais, obteve a importante vitórias e reconhecimento de direitos nas últimas décadas no Brasil e no mundo. Vemos em diversas cidades do mundo passeatas que são chamadas de paradas gays para a conscientização e chamada de atenção da sociedade para os problemas que os gays sofrem a respeito de sua orientação sexual.
Portanto vemos que o movimento gay organizou-se nas ultimas décadas devido a discriminação sofrida por séculos, pessoas enfrentaram a ordem estabelecida e colocaram essa bandeira na busca de direitos civis e individuais, hoje, apesar dos avanços em muitas partes do mundo, países como o Irã ainda perseguem e matam homossexuais.