Movimento romântico
Trabalho
De
Filosofia
Nome: Monique Venanzoni Ferreira N°: 12
Série: 3° Colegial
Professor: Dorival
1- O movimento romântico, que irrompeu no século XIX, representa uma reação ao racionalismo iluminista, a crença de que a razão seria capaz de alcançar a verdade e de que a ciência, por meio da tecnologia, nos tornaria “mestres e senhores da natureza”.
2- Para ele, a mais alta paixão humana é a fé. É ela que nos permite o “salto no escuro” que é o “salto da fé”.
3- A fenologia critica a filosofia tradicional por desenvolver uma metafísica cuja noção de ser é vazia e abstrata, voltada para a explicação. Ao contrário, a fenologia visa a descrição da realidade e coloca como ponto de partida de sua reflexão o próprio ser humano.
4- A revolução que representou o novo paradigma filosófico da epistemologia. Dizendo de outra maneira, enquanto a filosofia tradicional promoveu a análise como investigação das essências ou como descrição de uma dimensão existencial, a filosofia analítica privilegia a análise conceitual, utilizando os novos recursos da linguística a sua disposição e os da lógica simbólica, que permitem o estudo lógico das sentenças. Declara também que seu propósito é tratar dos problemas da filosofia, o que faria a partir da compreensão da lógica de nossa linguagem a sobre os limites dela.
5- É uma soma de relações humanas, que foram enfatizadas, e poética e retoricamente, transpostas, enfeitadas, e que, após longo uso, parecem a um povo sólidas, canônicas e obrigatórias: a verdades são ilusões, das quais se esqueceu que o são, metáforas que se tornam gastas e sem força sensível.
7a) faz um nexo entre o saber e poder. Suas principais obras são arqueologia do saber, história da loucura há era clássica, as palavras e as coisas. Para ele a verdade não se encontra separada do poder.
b) Para saber como a verdade tem sido produzida no âmbito das relações de poder e mais que isso para ativar e