Movimento Retilínio Uniforme(MRU)
Campus Universitário da Região dos Vinhedos
Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologia
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
Alexandre Pertile, Anderson Piaia, Claudinei Bueno Ramos e João Batista Silva Camello
e-mails: apertile3@ucs.br, apiaia@ucs.br, cbramos3@ucs.br e jbscamello@ucs.br
1. INTRODUÇÃO
A atividade prática aqui relatada teve por objetivo avaliar o tempo necessário para ocorrer o deslocamento de uma bolha de ar dentro de um tubo de vidro em posições pré-determinadas, em movimento retilíneo uniforme.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O movimento uniforme, segundo Bonjorno et al. (1999), é aquele onde um objeto “percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais. [...] Se a trajetória for retilínea, ele é chamado movimento retilíneo uniforme (MRU)”.
De acordo com a definição acima, pode-se afirmar que a velocidade será constante durante o movimento retilíneo uniforme, conforme demonstrado na figura 1 abaixo.
Figura - Velocidade constante durante um MRU
Fonte: Wikipédia (2014)
Ainda em relação ao MRU, pode-se “[...] observar que o espaço é uma função do tempo s = f(t), do 1º grau em t. Uma função de 1º grau é representada graficamente por uma reta, no sistema de coordenadas cartesianas, em relação ao eixo dos tempos.” (WIKIPÉDIA, 2014).
Figura – Deslocamento em função do tempo
Fonte: Infoescola (2014)
[...]Para definirmos a velocidade de um móvel no MRU, basta “trabalharmos” com a principal fórmula que descreve este movimento” (INFOESCOLA, 2014), conforme exemplificado na figura 2:
(1)
Na equação (1), temos:
∆S = variação do deslocamento (posição)
∆t = variação de tempo, ou intervalo de tempo
3. METODOLOGIA EXPERIMENTAL
Para o desenvolvimento desta prática, foram utilizados os seguintes materiais: tubo de vidro, cronômetro do celular Samsung Galaxy ACE e régua.
Na primeira etapa, o tubo de vidro foi fixado à haste com uma inclinação de 4º em relação à mesa de apoio,