movimento passe livre
O Movimento Passe Livre (MPL) é um movimento social que luta por um transporte público fora da iniciativa privada. O seu principal objetivo é o transporte gratuito e acessível para todas as camadas da população. Suas ações passam por trabalhos de divulgação, estudos e análises dos sistemas de transporte nas principais cidades do país.
O MPL é organizado por meio dos seguintes princípios: independência, apartidarismo e horizontalidade, explicados a seguir:
Autonomia e independência: O MPL acredita que as pessoas diretamente envolvidas na luta pelo transporte público gratuito são responsáveis pelas escolhas e criação das regras do movimento, independente de organizações externas como partidos e entidades estudantis. Apartidarismo: O movimento não é organizado para eleições. O MPL pressiona o governo por políticas públicas, mas também defende a prática cotidiana de que existe política além do voto.
Horizontalidade: Não existe hierarquia no MPL, portanto todos têm igual poder de participação. O dia 26 de outubro é considerado o Dia Nacional de Luta pelo Passe Livre. Sua primeira comemoração aconteceu em 2005, sendo que uma catraca em chamas simbolizava a união das manifestações que ocorreram em 14 cidades. A data foi escolhida por ser o dia em que um projeto de lei de iniciativa popular do passe livre foi votado na Câmara de Vereadores de Florianópolis, sendo aprovado em 4 de novembro
Como surgiu o movimiento:
Apesar do que muita gente pode pensar, o Movimento Passe Livre não surgiu na cidade de São Paulo, sendo que suas origens remetem ao ano de 2005, quando ele foi fundado por jovens durante o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
O destaque do movimento, no