Movimento Ludista
Não era muito idealizador nem mantinha planos para maior aproveitamento de suas manifestações, diferente da grande maioria dos movimentos que surgiam, o Ludismo não visava direitos trabalhistas, muito menos greves, eles se interessavam em acabar com o máximo de máquinas possível, isso mesmo, máquinas, este era o foco do movimento Ludista, que invadiam fábricas para poder quebrar tais máquinas.
O movimento foi rapidamente sufocado e seus manifestantes foram condenados de diferentes formas, uns apenas presos, outros deportação e em alguns casos forca, o que deu fim logo no início do movimento. Mas esse sentimento explosivo dos ludistas marcou a época, o que desencadeou alguns movimentos sindicais até o movimento cartista, com teóricos apitos a manter discussões e conseguir efetivamente melhorias trabalhistas.
O importante do Ludismo não foi literalmente as máquinas quebradas, que não representou grandes danos, mas sim a ideologia destas pessoas, esse total repúdio as novas formas de produção e uma visão adiantada enquanto a exploração que viria, por isso se atribui a importância merecida a este movimento de poucos seguidores e menor tempo ainda, mas já indica o início de inúmeras discussões até o início das greves. Já conhece o movimento Ludista? Quais suas impressões a respeito deles? Deixe seu comentário abaixo com informações e