movimento em um meio viscoso
FEIS
Laboratório de Física I
Tabelas, Gráficos e Funções – Movimento em meio Viscoso
Sumário
I) Objetivo – Pagina 2
II) Resumo – Pagina 2
III) Introdução – Pagina 2
IV) Procedimento Experimental – Pagina 3
V) Resultados – Pagina 3
VI) Conclusão – Pagina 6
VII) Referencias Literarias – Pagina 6
1
I) Objetivo
Através da análise do movimento de uma esfera num meio viscoso, verificar experimentalmente uma relação entre as variáveis desse fenômeno físico, utilizando para isso o uso de gráficos construídos a partir dos dados colhidos em laboratório. Com o gráfico em mãos, determinar qual o tipo de movimento que a esfera realiza ao se deslocar no interior de um tubo de vidro contendo um líquido viscoso.
II) Resumo
Utilizando a trena, marca-se intervalos de 100 mm no tubo, e após isso, solta-se a esfera, calculando o tempo de descida com um cronometro. Apartir dos resultados, calcula-se a velocidade media e o respectivos desvios e compara-se com o resultado teórico.
III) Introdução
Após a análise do fenômeno em laboratório, usando os dados colhidos é possível a construção de um gráfico. Gráficos são curvas dentro de um plano que descrevem a relação entre as variáveis do fenômeno. Tendo em mãos o gráfico que descreve o comportamento do fenômeno analisado, é fácil, a partir da observação do comportamento da curva, obter funções matemáticas que regerão as variáveis físicas de tal fenômeno podendo então ser feitas conclusões e estudos mais avançados da situação.
2
IV) Procedimento Experimental
Figura 1. Esquema do aparelho usado para o experimento.
Primeiramente, com o auxílio de uma caneta e uma régua, marcamos o tubo de vidro em seis intervalos de 100mm cada.
Logo após marcado os espaços, usamos um suporte de madeira para fixar o tubo, de modo que este ficasse com uma inclinação Θ de 10º em relação a horizontal.
Com o auxílio de um imã, posicionamos a esfera no extremo superior do tubo e, com o