Movimento Das Massas E A Previs O Meteorol Gica
Químicas
Disciplina: Físico-
André nº3
João
nº9
Stefan nº13
Professor:
Ano e turma: 8ºA
Escola: EB 2,3 D. João II
O ar desloca-se dos centros de altas pressões para os centros de baixas pressões num movimento turbulento. Este movimento pode originar ciclones e furacões. A previsão do tempo apoia-se nos dados facultados pelos balões e satélites meteorológicos, dados que são tratados em computadores potentes.
As massas de ar que atingem a Europa podem ter várias proveniências, consoante as estações do ano:
• No Inverno, massas de ar frio, vindas do norte ou do interior do continente
Europeu , provocam tempo frio e neve nos países mais a norte.
•No verão, a Europa é atingida por massas de ar frio vindas de noroeste e por massas de ar, quentes e secas, vindas do sul, nomeadamente do
Deserto do Sara.
Os metereologistas utilizam cartas de tempo para representar as condições atmosféricas. Há cartas de tempo para os vários níveis de atmosfera, mas as mais importantes são as chamadas cartas de superfícies, onde se representam as condições atmosféricas á superfície da terra.
Chamam-se linhas isóbaras ás linhas contínuas na carta de tempo que representam os pontos da superfície da Terra em que a pressão atmosférica é igual.
Além das linhas isóbaras, numa carta de tempo podem indicar-se outras informações referentes a superfícies frontais, à temperatura, á velocidade e sentido do vento, à nebulosidade, etc.
Junto à superfície da Terra, o vento sopra mais ou menos na direção das linha isóbaras.