movimento circular
Esta experiência tem como objetivo a aprendizagem do que é o movimento circular uniforme e definições de período, freqüência e suas respectivas incertezas de grandeza física.
O dispositivo experimental utilizado permite medir a velocidade angular de rotação que é necessário para chegar a uma medida exata do movimento.
2.INTRODUÇÃO:
Define-se movimento circular uniforme, é aquele em que o objeto ou ponto material se desloca numa trajetória circular. Uma força centrípeta muda de direção o vetor velocidade, sendo continuamente aplicada para o centro do círculo. Esta força é responsável pela chamada aceleração centrípeta, orientada para o centro da circunferência-trajetória. Pode haver ainda uma aceleração tangencial, que obviamente deve ser compensada por um incremento na intensidade da aceleração centrípeta a fim de que não deixe de ser circular a trajetória.
O movimento circular classifica-se, de acordo com a ausência ou a presença de aceleração tangencial. Pode parecer que não, mas é um movimento bastante corriqueiro: ele está presente nos ventiladores, liquidificadores e nas rodas dos automóveis quando se locomovem com velocidade constante.
3.MATERIAIS UTILIZADOS:
Fonte elétrica CC;
Aparelho rotativo;
Fios para conexão;
Cronômetro digital;
Giz;
Paquímetro;
Transferidor.
4. PROCEDIMENTO EXPÊRIMENTAL:
4.1 O material que foi utilizado para estudo do movimento circular uniforme no laboratório de física, foi um disco esférico sólido e rígido de raio r. O qual foi marcado com um giz dois pontos A e B sobre a superfície do disco rígido, cujas distâncias ao centro foram diferentes. Com o auxílio de uma régua encontramos os raios r A e r B acompanhadas de suas respectivas incertezas e no sistema internacional de unidades (S.I).
r A=(0,0450 +_ 0,0005)______
r B=(0,1080 +_ 0,0005)______
4.2 Em seguida, ligamos a fonte de tensão CC (corrente contínua) ajustável no intervalo de 0 a 5 V, iniciando o movimento