Movimento circular
Um móvel que realize um movimento circular pode ser seguido ao longo do trajeto, medindo o espaço percorrido em suas voltas sobre a pista. Assim, o movimento circular pode ser descrito através do espaço percorrido (S), embora em círculos podemos também descrever o movimento circular de uma forma simples definindo um sistema de referencia e medindo ângulos. Supondo que o móvel que realiza o movimento circular com o raio (r). O ângulo ᶿ é medido a cada instante t, a partir do eixo (Ox), sendo (O) o centro do circulo do raio r, dando uma equação ᶿ(t), que representa o movimento.
UFS, Cinemática: Movimento Circular. Disponível em: < http://www.fisica.ufs.br>. 1.1. Movimento Circular Uniforme
O Movimento Circular Uniforme (MCU) acontece quando sua trajetória é uma circunferência se sua velocidade escalar (V = ∆s/∆t) ao longo de seu movimento for constante o movimento circular será uniforme. Como, por exemplo, um relógio analógico que ao trabalho de marcar a hora.
O somatório das forças neste tipo de movimento é nulo na componente tangencial e não nulo na componente normal ou centrípeta à trajetória. Como tal, o valor absoluto da velocidade é constante, variando a sua direção e sentido. No caso do MCU, a aceleração centrípeta é constante, uma vez que o raio da trajetória é constante por definição, e a velocidade V é também constante dado que a aceleração tangencial é nula.
1.2. Movimento Circular Uniformemente Variado O movimento circular uniformemente variado é aquele que possui velocidade variável e a aceleração angular constante é diferente de zero. Aqui a aceleração é designada pela letra grega gama (γ) e a velocidade angular pela letra ômega (ω). A