Movimento circular uniforme
Introdução
O movimento quando descreve uma trajetória circular, é denominado Movimento Circular, quando este movimento é realizado a velocidade tangencial constante, é denominado Movimento Circular Uniforme. Dizemos que uma partícula está em movimento circular quando sua trajetória é uma circunferência como, por exemplo, a trajetória descrita por uma válvula do pneu de uma bicicleta em movimento igual a da imagem. Se, além disso, o valor da velocidade permanecer constante, o movimento é denominado circular uniforme. Então, neste movimento, o vetor velocidade tem módulo constante, mas a direção deste vetor varia continuamente.
Movimento Circular Uniforme
O movimento circular uniforme (MCU) é o movimento no qual o corpo descreve trajetória circular, podendo ser uma circunferência ou um arco de circunferência. O estudo dos movimentos circulares pode ser feito através de medições de comprimentos de arcos de circunferência ou medições de ângulos. As grandezas ∆S e v, recebem o adjetivo linear, para diferenciá-las das grandezas angulares ∆α e ω. ∆S e v são denominadas lineares por serem definidas a partir do comprimento de arcos de circunferência, que são linhas. ∆α e ω são denominadas angulares por definirem medidas de ângulos. Pode parecer que não, mas este é um movimento bastante corriqueiro: ele está presente nos ventiladores, liquidificadores e nas rodas dos automóveis quando se locomovem com velocidade constante.
Grandezas Angulares
As grandezas até agora utilizadas de deslocamento/espaço (s, h, x, y), de velocidade (v) e de aceleração (a), eram úteis quando o objetivo era descrever movimentos lineares, mas na análise de movimentos circulares, devemos introduzir novas grandezas, que são chamadas grandezas angulares, medidas sempre em radianos. São elas:
• deslocamento/espaço angular: φ (phi) • velocidade angular: ω (ômega) • aceleração angular: α (alpha)
|Da definição de radiano temos: