A profissão docente: perspectivas e desafios
Débora Duarte Brito* Jayane Xavier* Maria Cydnayla Melo Vieira*
RESUMO
Este artigo tem por finalidade abordar e refletir sobre a docência: as perspectivas e os desafios que envolvem esta profissão.
Considerações serão realizadas acerca dos aspectos aliados às práticas docentes, à realidade do professor, sua formação, bem como aos desafios que o mundo contemporâneo faz à educação, mais especificamente à escola e ao profissional que nela atua.
Palavras-Chave: Docência, profissão, educação, perspectivas, educação.
__________________
* Alunas do 6º semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Sobral/CE. Disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil – Orientador Prof. Me. Ulissis Paixão.
INTRODUÇÃO
Atualmente a identidade do profissional docente tem sido redefinida em função de uma sociedade em rápida transformação de perspectiva e valores, o que tem demandado tanto dos profissionais quanto dos sistemas educativos nos quais estão inseridos; ações que possam responder a esses desafios. Os desafios pertinentes a profissão docente é alvo nas mais atuais discussões no âmbito educacional. Analisando a educação brasileira e sua crise histórica, que se manifesta nos altos índices de evasão e fracasso escolar, nos recursos insuficientes destinados à educação e na busca incessante por uma educação de qualidade, podemos chegar a uma conclusão de uma sucessão de tentativas. A grande maioria das reformas educacionais brasileiras propostas e colocadas em prática é caracterizada por enfatizar o processo, recorrendo a novos recursos da tecnologia educacional e por condicionar os fins da educação às necessidades da produção e do desenvolvimento econômico do país. Nessa perspectiva, o professor é visto