Movimento circular, fisico quimica
Dá-se o nome de movimento a um objeto que varia em posição num determinado intervalo de tempo. Um movimento é sempre analisado e medido relativamente a um dado referencial. Um objeto pode estar em movimento relativamente a um referencial, mas em repouso relativamente a outro.
Um movimento é caracterizado por velocidade, deslocamento, aceleração, posição e tempo
Muitos físicos e filósofos fizeram um estudo sobre movimento, tendo sido os mais bem sucedidos e celebres Aristóteles, Galileu Galilei e Isaac Newton.
Aristóteles foi um filosofo grego que viveu no século IV a.C. e distinguiu-se dos restantes devido às suas descobertas no campo dos movimentos naturais e violentos. Foi defensor da teoria geocêntrica e que corpos com massas diferentes em queda livra atingiam velocidades diferentes.
Galileu foi um físico e astrônomo italiano que viveu no século XVI. Este físico provou Aristóteles errado, mostrando que ignorando a resistência do ar a velocidade que os corpos atingiam em queda livre dependia unicamente da altura, e não da massa. Foi este mesmo físico que também deu a introdução do conceito da aceleração
Isaac Newton foi um físico, astrônomo e matemático Inglês que viveu no século XVII. Este teve como base algumas das teorias de Galileu e foi a partir dos seus estudos que surgiram as leis da dinâmica e a lei da gravitação universal.
Movimento Circular uniforme
O Movimento Circular trata-se do movimento no qual um objecto ou ponto material se desloca numa trajectória circular, existindo uma força centrípeta que muda de direcção, que por sua vez é continuamente aplicada em direcção ao centro da circunferência . A velocidade do movimento é sempre tangencial à trajectória. A força centrípeta é responsável por aquilo a que de aceleração centrípeta que tem um sentido radial. Para além de ser uma movimento uniforme, existe uma força e aceleração centrípeta constante . A sua velocidade é apenas igual em módulo pois está sempre a mudar de sentido e