movimentação
Conceito
A movimentação de material é o processo do qual apresenta a mudança local de um determinado item, dentro de uma determinada circunstância. O principio do processo deve ser analisado, para que não haja perda de tempo e de valor, onde o valor está também interligado ao processo.
O princípio de que todos os processos necessitam de insumos, para se abastecerem previamente de forma a alcançarem seu resultado final, o produto acabado, vem a acarretar a demanda significativa na movimentação de materiais, que se agrupam em um vasto universos do menor item a volumes relevantes, que levarão a estudos minuciosos referentes a sua movimentação.
Com isso, além de analisarmos a logística dos transportes, devemos estar atentos aos detalhes das inúmeras formas que se apresentam os materiais a serem movimentados. Abordagens principais
Redução de custos;
Aumento de capacidade produtiva;
Melhores condições de trabalho;
Melhor distribuição;
Maior disponibilidade;
As leis de movimentação;
Equipamentos de movimentação Redução de custos
Com a análise do fluxo de materiais, poderemos obter sensível redução de custos aplicando um sistema de movimentação de materiais científico, onde se destaca:
Redução de custos de mão de obra – A utilização dos equipamentos de manuseio irá implicar na substituição da mão de obra braçal pelos meios mecânicos, liberando, liberando-a para outros serviços (normalmente ocorre a dispensa).
Redução de custos de materiais – Com um melhor acondicionamento e um transporte mais racional, o custo de perdas durante a armazenagem e transporte é reduzido ao mínimo.
Redução de custos em despesas gerais – a partir da redução de transito de pessoas, o que mantem o ambiente mais limpo e no resultando na eliminação de acidentes de pessoas e sinistro de materiais. Aumento de capacidade produtiva. A obtenção é