Movimentação e transporte de carga
Veja Também
Conceitos Gerais
Deve ser verificado se o transporte da mercadoria contará com uma malha portuária automatizada e com boa capacidade de carga, descarga e translado, o que possibilita uma diminuição de custos;
O frete representa o montante recebido pelo armador como remuneração pelo transporte de carga.
A tarifa de frete é calculada com base no peso (tonelada) ou no volume (cubagem), e é determinada para ser cobrada por mercadoria. Quando a mercadoria não estiver identificada, a tarifa de frete será cobrada como Tarifa Geral, cujo valor é mais alto.
São despesas incidentes na movimentação de cargas nos portos:
Capatazia - cobrada pela utilização das instalações portuárias; Estiva - taxa devida pela arrumação das cargas no navio com utilização de equipamento de bordo.
Escolha do Tipo de Transporte
Os principais fatores a serem levados em conta para a escolha do tipo de transporte são:
Pontos de embarque e de desembarque. Custos relacionados com embarque, desembarque, cuidados especiais, frete até o ponto de embarque, frete internacional, manuseio de carga. Urgência na entrega. Características da carga: peso, volume, formato, dimensão, periculosidade, cuidados especiais, refrigeração, etc. Possibilidades de uso do meio de transporte: disponibilidade, freqüência, adequação, exigências legais, etc.
Intermodalidade e Multimodalidade
O transporte intermodal caracteriza-se pelo transporte da mercadoria em duas ou mais modalidades, em uma mesma operação. Cada transportador deve emitir um documento, e responsabilizar-se individualmente pelo serviço que prestado.
O transporte intermodal pode