Transporte e movimentação de cargas
Movimentação e transporte de cargas
1- Introdução
O transporte é a função que permite aos clientes finais receberem os produtos que irão satisfazer suas necessidades e desejos . É através dele que produtos insumos ou mercadorias saem dos pontos de armazenagem para pontos de distribuição e venda .Na logística , corresponde a um dos fatores principais de sucesso do negócio, pois sua efetividade implica níveis de serviço elevados e custos baixos. Atualmente , essa função apresenta alto desenvolvimento tecnológico , o que permitiu muitos avanços sem termos de atendimento a clientes e de integração da cadeia de abastecimento. O calcanhar de Aquiles ainda é a infraestrutura disponível para o aproveitamento dos modais disponíveis. Veremos , no decorrer das sessões de treinamento, que modais que poderiam estar contribuindo para a redução de custos são pouco explorados no Brasil , em função dos baixos investimentos governamentais das condições precárias da malha rodoviária. 1.1 Relatório de registros:
Controles operacionais
Forma de registro
Documentação legal
1.2 Exemplo de alguns documentos importantes em operações de transporte:
1.3 Nota fiscal: Documento base fundamental para a legalização e organização da armazenagem além das aplicações legais ,formaliza a saída de mercadorias e dá base para o registro de faturamento , baixa de pedidos de venda e cálculos de impostos.
1.4 Romaneio ou manifesto:
Documento muito importante para a consolidação de cargas Normalmente ,relaciona notas ficais agrupadas por cliente, inserindo informações de cada nota como quantidade se volumes ,peso,valos das mercadorias ,valor as mercadorias ,valor de impostos , valor frete e responsabilidade de seu pagamento (CIF ou FOB)É emitido para cada veículo carregado.O termo manifestação normalmente é utilizado para romaneios que preveem estoque interestadual.
1.5 Formulário de registro de