Movimentação e transferência de pacientes
HANDLING AND TRANSFER OF PATIENTS IN THE HOSPITAL ENVIRONMENT
Rodrigo Gomes Curimbaba1 Tecgº.
Thyssie Ortolani Rioli2 Bach.
Luis Carlos Paschoarelli3 D. Sc.
(1) UNESP - Mestrando PPG-Design e-mail: nunescuimbaba@hotmail.com
(2) UNESP - Mestranda PPG-Design e-mail: thyssie_arq@yahoo.com.br
(3) UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus Bauru e-mail: paschoarelli@faac.unesp.br
Palavras-chave: ergonomia, profissionais da enfermagem, transferência de pacientes
O objetivo deste estudo, é analisar as condições que os profissionais da área de enfermagem são submetidos em suas atividades profissionais, tendo como foco principal as mobilizações realizadas com os pacientes e os tipos de mecânicas corporais utilizadas para realização destas manobras.
Key-word: ergonomics, nursing professionals, patient transfer
The objective of this study is to analyze the conditions that nursing professionals are subjected in their professional activities, focusing mainly mobilizations undertaken with patients and types of mechanical body used to perform these maneuvers.
1. Introdução
Profissionais da área de saúde têm apresentado uma taxa excessiva de problemas devido à algias vertebrais. Estes, em seu ambiente de trabalho, estão sujeitos a um grande número de patologias, dentre estas as que ocorrem na coluna vertebral e podem gerar muito desconforto e dores crônicas em toda sua extensão, passando pela cervical, torácica, lombar e sacral, dependendo do tipo e intensidade e do esforço exercidos pelos profissionais em suas atribuições diárias.
Segundo Paschoarelli (2003), a pesquisa ergonômica tem se caracterizado principalmente pela análise das condições ocupacionais nos mais diferentes setores produtivos, uma vez que os problemas decorrentes destas condições têm apresentado um impacto negativo em toda a sociedade. Dentro dessa nova condição organizacional,