movimentação de materiais
6º Tópico - Equipamentos para movimentação interna de materiais
1. INTRODUÇÃO
A movimentação de materiais nunca apareceu destacadamente até a 2ª guerra, quando a pequena mão de obra masculina forçou a indústria a encontrar um meio de movimentação de cargas pesadas
Movimentar materiais é uma tarefa que demanda grande esforço. A utilização de equipamentos adequados para cada tipo de material a ser transportado pode contribuir para uma melhor execução desta tarefa. Cada vez mais, novos equipamentos, mais modernos e sofisticados, são introduzidos no mercado, e a escolha do melhor equipamento depende de muitas variáveis, como o custo, o produto a ser manuseado, a necessidade ou não de mão de obra especializada, espaço disponível, entre outros.
Faremos um pouco sobre os principais equipamentos utilizados na movimentação de materiais dentro de um armazém, explicando a utilização de cada um, ressaltando suas vantagens e desvantagens.
2. MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS
Movimentação de materiais é a arte e a ciência do fluxo de materiais, envolvendo a embalagem, movimentação e estocagem. É uma operação ou conjunto de operações, que envolve a mudança de posição de coisas para qualquer processamento ou serviço, e/ou sua armazenagem interna ou externamente numa mesma unidade.
O manuseio ou a movimentação interna de produtos e materiais significa transportar pequenas quantidades de bens por distâncias relativamente pequenas, quando comparadas com as distâncias na movimentação de longo curso executadas pelas companhias transportadoras. É atividade executada em depósitos, fábricas, e lojas, assim como no transbordo entre tipos de transporte. Seu interesse concentra-se na movimentação rápida e de baixo custo das mercadorias (o transporte não agrega valor e é um item importante na redução de custos, fundamental em épocas de grande concorrência). Métodos e equipamentos de movimentação interna