Movimentação de estoque
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS
MARILDO PRZYBYS
PROF. GILSON TAKEDA
Administração de Materiais
Joinville
Novembro de 2008
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Este trabalho tem por finalidade apresentar o sistema que envolve a movimentação de materiais, todo seu processo e técnicas, de uma maneira que facilite o entendimento das diversas etapas que serão apresentadas.
2 MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS
Para Russomano (1976, p. 191) “a movimentação de material, ou transporte / tráfego interno, tem como objetivo a reposição de matérias-primas nas linhas ou células de produção de uma fábrica”. A movimentação de material é um sistema ou a combinação de métodos, instalações, trabalho, equipamento para transporte, embalagem e armazenagem para corresponder a objetivos específicos conforme Kulwiec (1985), assim a movimentação de materiais engloba uma combinação de resultados dentro de vários métodos, dessa forma, num processo produtivo ocorrerá movimentação quando pelo menos um dos elementos básicos de produção, homem, máquina ou material movimentar-se. Além da movimentação de material ter em conta o tempo, o espaço, e a abordagem de sistemas, deve também ter em conta outro aspecto, o ser humano. Não importa a dimensão da operação, seja ela simples ou complexa, as pessoas fazem sempre parte da movimentação.
3 CLASSIFICAÇÃO
A movimentação e o transporte de material são atualmente classificados de acordo com a atividade funcional a que se destina. Exemplos:
a) Granel: os materiais a granel são armazenados e movimentados, muitas vezes em contentores, não embalados. A movimentação de material a granel é caracterizada por operações de fluxo contínuo, envolvendo material numa forma agregada. Alguns exemplos de equipamentos de transporte a granel: caixas, cestos, dispositivos de descarga, tapetes rolantes entre