Mouse
Para que serve um Mouse?
• Um mouse é um periférico indicador, ou seja, serve para indicar um objeto, seleciona-lo, move-lo e manipula-lo devio a seus botões tradicionais ou até mesmo os programáveis.
Que tipo de conexões o mouse usa?
• O mouse tem duas conexões hoje em dia seria ela a PS/2 ou a USB. A entrada PS/2 geralmente é para mouses mais comuns apenas com 3 botões e o a porta de entrada sendo USB que é o novo modelo de entrada, serve tanto para mouses comuns de 3 botões como mouses diferente com mais de 3 botões, tablets e mouses chamados de trackballs.
Funcionamento de um mouse.
• Um mouse antigo funcionava com dois discos que rolava em posições(eixos) Y e X que entravam em contato direto com a superfície. Antigamente eram usados os mouses com umas esferas dentro dos mesmos, fazendo assim rodar os dicos fazendo o mouse se deslocar na tela do computador. Hoje em dia isso funciona sem o uso das esferas que ficavam em baixo do mouse, hoje em dia o mais comum é feito por laser’s ou seja mouses opticos eles funcionam tirando fotografias do local e fazendo assim o deslocamento do ponteiro no PC. Os mouses optico’s tem vários tipos e modelos, tem todos tem a cor do laser optico tradicional vermelha, alguns tem o laser optico azul. Assim como a cor muda, muda também a precisão de um mouse optico.
1. A bola, que faz girar a roldana;
2. Roldana que irá alterar a passagem de luz entre o LED e o sensor;
3. Sensor fotoeléctrico
4. Botão de clique (esquerdo)
5. LED.
Resolução de um Mouse Óptico.
• A resolução do mouse óptico garante mais precição na hora de usar o mouse ou seja, quanto maior a resolução mair o mouse ou o leitor óptico consegue detectar o movimento com maior precisão ou seja o mouse consegue detectar o menor movimento feito pelo mouse.
• A resolução do mouse é definida pelo DPI (Pontos por polegada – Dots per inch) ou CPI (Contagem por polegada – Counts per inch). 1 DPI equivale a 2 CPI.
Tecnologia