Motricidade
Constituído por um conjunto de membranas que delimitam cavidades (cisternas, lúmem ou luz) das mais diversas formas. O RE se estende a partir do envoltório nuclear e percorre grande parte do citoplasma, formando uma rede tridimensional de cavidades que se intercomunicam. As cisternas variam de acordo com o tipo de RE, tipo celular e estado fisiológico da célula. Geralmente, elas contêm uma solução aquosa, onde estão mergulhadas proteínas, glicoproteínas e lipoproteínas. A microscopia eletrônica permite identificar dois tipos morfologicamente diferentes de retículo: o retículo endoplasmático agranular (REA) e o retículo endoplasmático granular (REG).
Retículo endoplasmático granular (REG) Como todas as membranas biológicas, as membranas do REG são lipoproteícas, possuíndo 30% de lipídios e 70% de proteínas. No entanto, são mais finas que a membrana plasmática. Os ribossomos associam-se às membranas do RE na forma de polirribossomos – quando estão unidos através de uma molécula de mRNA, e portanto, encontram-se em plena atividade de síntese protéica. Essa associação, sempre ocorre através da subunidade maior do ribossomo, enquanto a subunidade menor está ligada ao mRNA (Figura 1). [pic] Figura 1. – Eletromicrografia apresentando o REG.
Os polirribossomos geralmente estão dispostos em espirais sobre a superfície da membrana do retículo. Os polirribossomos dispersos no citoplasma são responsáveis pela síntese das proteínas que devem permanecer no citossol ou ser incorporadas no núcleo, mitocôndrias, cloroplastos ou peroxissomos. Os polirrobossomos aderidos ao REG sintetizam proteínas destinadas a permanecer no próprio retículo, serem transportadas para o complexo de golgi, formar lisossomos, compor a membrana plasmática ou ser secretada da célula. O REG só é visível ao microscópio eletrônico. Sua presença pode, no entanto, se evidenciada ao microscópio de luz, desde que a célula seja