motores
Síncronos
Funciona com velocidade Fixa, Utilizado somente para grandes potências (Devido seu custo elevado para tamanhos menores) ou quando se necessita de velocidade invariável.
Funcionamento: a Velocidade do seu rotor é sincronizada com o campo girante que é estabelecido no estator. (Velocidade X freqüência induzida= 120 x nº de pólos)
Características (Vantagens): Baixo Custo Inicial, Obter altos rendimentos, correção do fator de potência, características de partidas especiais (Quanto menos o numero de pólos maior a rotação)
Alimentação: Motor=CA rotor=CC
Constituição: Carcaça, Rotor, Eixo e mancais
Desvantagem: Precisa de uma fonte de excitação em CC; manutenção constante.
Assíncronos (Indução)
Funciona normalmente com velocidade constante, que varia ligeiramente com a carga mecânica aplicada ao eixo (5 a 10%), devido a sua grande simplicidade, robustez e baixo custo e o motor mais utilizado de todos, sendo adequado para quase todos os tipos de máquinas acionadas.
Características: Grande robustez, Baixo preço, arranque fácil, não produz faísca e manutenção barata.
Constituição: Estator, Bobinas e Rotor
Tipos de perda: Perda elétrica, perda magnética, perda mecânica e perda parasita.
Gaiola de Esquilo
Características: Construção do Induzido mais rápida, Mais Prático e mais barato.
Constituição: Núcleo de chapas ferromagnéticas, barras de alumínio, anéis condutores e Estator.
Diferença entre Síncrono x Assíncrono
Os motores síncronos possuem potência elevada e/ou rotação muito baixa quando comparado com o motor de indução normal. Tipicamente, o motor síncrono tem um comprimento de núcleo pequeno e um diâmetro grande quando comparado com o motor de indução.
Enrolamentos dos Motores
Imbricado: O Numero de ranhuras ocupadas deve ser par e o numero de bobinas é igual a metade do numero de ranhuras do estator. Todos os condutores situados numa ranhura fazem parte da mesma bobina. Tem a vantagem de permitir um