Motores Sincronos
Este motor pode ter seu rotor alimentado por CC ou constituído por imãs permanentes. Como o campo magnético do rotor independe do campo magnético do estator, sua velocidade acompanha o campo magnético girante estabelecido no estator, sendo por este motivo denominado síncrono. O aumento ou diminuição da carga não afeta sua velocidade. Se a carga ultrapassar os limites nominais do motor, este pára definitivamente.
Alguns motores síncornos nao são auto-suficientes na partida, necessitando ser levados próximos a sua rotação nominal, através de um outro motor. Quando este alcança a velocidade próxima a rotação de trabalho, seu rotor é então alimentado e ele rapidamente alcança a velocidade de sincronismo.
motor assincrono;Motor assíncrono é um motor elétrico de corrente trifásica, cujo rotor não está excitado pelo estator e a velocidade de rotação não é proporcional à frequência da sua alimentação.
Motores síncronos não tem conjugado de partida, são caros e exigem manutenção .
Têm a vantagem de possibilitar a correção do fator de potencia da instalação, alterando-se a tensão continua de rotor. Em outras palavras, podem operar com FP indutivo, capacitivo ou resistivo puro.
Motores Síncronos
Motores ac síncronos são motores de velocidade constante e operam em sincronismo com a frequência da linha. A velocidade de um motor síncrono é determinada pelo número de pares de pólos e é sempre uma proporção entre a frequência da linha. Princípios básicos de Motores Síncronos
• O estator é fornecido com duas bobinas simples, que podem ser ligadas diretamente à rede elétrica.
• O rotor consiste de um ímã permanente cilíndrico de dois pólos, que é diametralmente magnetizado
O que é um motor síncrono
Os motores síncronos são naturalmente motores de