Motores Elétricos
Existem muitos tipos de motores elétricos, projetados de acordo com a aplicação que se tem em vista. Os motores dos relógios elétricos devem trabalhar com velocidade constante. Os motores de arranque dos automóveis precisam desenvolver um torque substancial mesmo quando o eixo está imóvel. Os motores dos secadores de cabelo tem que ser leves e capazes de funcionar em várias velocidades. Por isso, os motores elétricos são de suma importância no cotidiano de nossas vidas, envolvendo desde trabalhos domésticos, como um liquidificador, até motores de grandes indústrias.
Os motores elétricos usam as forças de atração e repulsão que ocorrem entre dois campos magnéticos para fazer girar um eixo, ou seja, transformam energia eletromagnética, em energia mecânica. Este é o princípio básico de qualquer motor elétrico, seja de qual tipo for.
Para entender melhor o funcionamento de um motor movido a energia eletromagnética, é importante estar familiarizado com alguns conceitos de eletromagnetismo, além de saber como eles se relacionam.
TIPOS DE MOTORES
De acordo com o tipo de fonte de alimentação os motores podem ser divididos em:
• Motores de Corrente Alternada (AC): são os mais utilizados, porque a distribuição de energia elétrica é feita normalmente em corrente alternada. Estima-se que 90% dos motores fabricados são motores de indução de gaiola.
• Motores de Corrente Contínua (DC): conhecidos por seu controle preciso de velocidade. São motores de custo mais elevado e, além disso, precisam de uma fonte de corrente contínua, ou de um dispositivo que converta a corrente alternada comum em contínua.
Motores universais: esse motor pode funcionar tanto com alimentação DC como AC. Um verdadeiro motor elétrico DC não aceita alimentação AC (essa inverte o sentido da corrente a cada meio ciclo e isso apenas causaria trepidações); do mesmo modo, um verdadeiro motor AC (como veremos) não aceita alimentação DC (essa não oferecerá as convenientes