Motores de Combustão Externa
Os motores de combustão externa são aqueles onde a queima de combustível ocorre fora do motor. O motor a vapor é um exemplo típico. Nesse caso, a queima do combustível ocorre externamente para o aquecimento da caldeira, que produz o vapor que movimenta os pistões do motor. O Combustível e água do tênder são transferidos para a fornalha e a caldeira, respectivamente. O combustível é queimado na fornalha, sendo os gases quentes arrastados através dos tubos da caldeira para dentro da Caixa de Fumaça, de onde serão finalmente expelidos para cima, através da chaminé. Ao passar pelos tubos, o calor dos gases é transferido para a água dentro da Caldeira, convertendo uma parte desta em vapor que, sendo acumulado no Domo de Vapor, gera pressão e é transferido, quando solicitado — através de uma válvula controladora (ou regulador de pressão) e de um tubo — para as válvulas direcionais, e daí para os cilindros.
Motor de combustão externa
Termodinâmica
Esquema de operação de um motr Stirling e de uma máquina a vapor de fluxo unidireccional
Um motor de combustão externa, ou ECE (do inglês external combustion engine), é uma máquina térmica cujo fluido de trabalho interno é aquecido pela combustão de uma fonte externa por meio de uma das paredes do próprio motor ou de um permutador de calor. O referido fluido gera movimento e trabalho útil graças à expansão do seu mecanismo. Pode ser depois arrefecido, comprimido e reutilizado (ciclo fechado) ou então descartado para permitir a entrada de mais fluido (o menos comumciclo aberto).
Por Ricardo Pinto
Características
O termo “combustão” usado no nome deste mecanismo designa a queima de combustível na presença de um comburente (como o oxigénio) que em regra produz o calor necessário para o accionar. No entanto há motores com configuração similar ou idêntica que podem obter trabalho a partir das energias solar, geotérmica, nuclear, etc. Não são nesta situação descritos de forma estrita como motores de