Trabalho Historia da Aviação
Atividade Auto instrucional
PESQUISA SOBRE DESENVOLVIMENTO E EVOLUÇÃO DOS MOTORES A COMBUSTÃO EXTERNA.
ALUNO:
Leonardo Boa Sorte Alves
Trabalho referente à disciplina Fundamentos de Aeronaves da Universidade FUMEC, orientado pelo professor José Cândido, realizado pelos aluno Leonardo Boa Sorte Alves
RESUMO:
A grande diversidade de motores existentes hoje em dia é consequência de avanços que ocorreram na engenharia, na química e física, pelas leis da termodinâmica e desenvolvimento de materiais. Tudo começou com os motores a combustão externa, que utilizavam até mesmo combustíveis sólidos para fornecer energia ao sistema.
SUMÁRIO:
1. OBJETIVO
2. HISTÓRICO DOS MOTORES
3. CONCEITO: MOTORES A COMBUSTÃO EXTERNA
4. PRINCIPAIS COMPONENTES DOS MOTORES
CARCAÇA
MANCAIS E PISTÕES
5. EVOLUÇÃO DOS MATERIAIS E UTILIZAÇÃO DOS MOTORES.
6. QUESTÕES ABORDADAS.
7. CONCLUSÃO.
8. REFERÊNCIAS.
1 - OBJETIVO:
Reconhecer e compreender tipos de motores a combustão externa;
Relembrar histórico e desenvolvimento dos motores;
Analisar funcionamento dos motores a combustão externa, como exemplo: Motor a vapor. 2 – HISTÓRICO DOS MOTORES:
Durante o século XVIII a Revolução Industrial na Inglaterra principalmente, necessitava de máquinas que fizessem um trabalho mecânico de grande esforço, como por exemplo por sucção retirar águas de minas, transportar pessoas, prensar, moldar, etc.
Alguns inventores e engenheiros da época acharam a solução em máquinas que utilizavam a combustão de algum material para produzir energia térmica em mecânica. Estas máquinas eram os motores a combustão externa.
Entretanto em tempos bem remotos, como no penúltimo século antes de cristo, Heron de Alexandria inventa um motor que utiliza a pressão do vapor da água que quando liberada por pequenos dutos de uma esfera móvel em um eixo produzia movimento rotativo, naquela época este invento não teve grande serventia mas é considerado o início