motores cc compostos
Motor de corrente contínua composto
Este tipo de motor associa as características dos motores em derivação e dos motores em série. O motor composto funciona com segurança sem carga. A medida que se adicionam novas cargas, a sua velocidade diminui ou aumenta de acordo com a combinação dos enrolamentos , e o torque é maior se comparado com o do motor em derivação. Este tipo de excitação é ideal para acionamentos com variações bruscas de carga. Quando se combinam enrolamentos de campo série e shunt o efeito do campo-série poderá ser composto cumulativo ou diferencial.
Motor Composto Cumulativo
No motor composto cumulativo, o fluxo do campo-série se soma ao fluxo do campo-shunt, com o aumento da carga e da corrente da armadura, o fluxo produzido pelo campo-série também aumenta, enquanto a fcem decai. O resultado é que a velocidade de um motor composto cumulativo cairá com a aplicação da carga.
Motor Composto Diferencial
No motor composto diferencial, há um antagonismo entre os campos, com o aumento da carga e da corrente da armadura, a velocidade pode cair ligeiramente para cargas leves, mas, com o aumento da carga, a velocidade aumenta. Esta condição estabelece uma instabilidade dinâmica. Com o aumento da velocidade, a maioria das cargas mecânicas aumenta automaticamente (pois maior trabalho é executado em velocidades mais elevadas) causando um aumento na corrente, um decréscimo no fluxo total e uma velocidade mais elevada, produzindo, assim, mais carga. Devido a essa instabilidade inerente, os motores compostos diferenciais raramente são usados em aplicações práticas; inclusive, podem até haver casos em que ocorre uma inversão no sentido de rotação do motor, uma corrente elevada na partida do motor gera um fluxo campo-série elevado, que pode ultrapassar o fluxo do campo-shunt, fazendo com que o motor inverta sua rotação.
Tabelas e cálculos relativos à atividade prática
Sem carga
Com carga
Composto