Motor
Estes motores podem ser divididos, num primeiro momento, em síncronos e assíncronos, sendo que, este último sofre escorregamento conforme a intensidade de carga (i.e., oscila a rotação), contudo, são a esmagadora maioria nas indústrias.
Uma outra grande divisão dentre os motores CA, são em trifásicos e monofásicos. A diferença entre estes dois tipos de alimentação alteram profundamente a versatilidade e desempenho do motor, sendo os monofásicos muito mais limitados e necessitados de capacitores de partida, senão, não conseguem vencer a inércia.
Os motores de corrente alternada têm outras muitas divisões todas elas mundialmente normalizadas, dentre as mais comuns são: motor de dupla polaridade, o qual pode rodar em duas velocidades diferentes em detrimento da potência, motor de eixo-duplo, com uma saída para cada lado.
Nas placas de identificação dos motores elétricos há diversas informações sobre estes, a saber: * IP - índice de proteção - com um variação de IP-00 até IP-68, identifica o grau de proteção do motor em relação a água e grão, sendo que o índice "standard" é o IP-55. Alguns motores vêm com uma película de proteção especial, os quais incorporam o prefixo, formando: IPW. * forma construtiva - normalmente dotados de 3 ou 4 algarismos (por exemplo: B3D e B35D), sendo que a primeira letra signifa que é um motor dentro dos padrões, os números do meio signifia o uso ou não de flanges e a última letra diz em qual lado do motor está a caixa de ligação. * carcaça que sofre uma variação comum de 63 a 355, e, acima disso, trata-se de uma aplicação especial de grande porte. Em suma, este número significa a distância entre o centro