Motor linear
Rodolfo A. D. Oliveira
(1)
, A. Leão Rodrigues
(2)
Departamento de Engenharia Electrotécnica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa
2825-114 Caparica – PORTUGAL e-mail: (1) rado@uninova.pt; (2) leao@uninova.pt; Resumo
Esta comunicação apresenta o trabalho desenvolvido durante o projecto, construção, e ensaio de um motor linear de indução (MLI) de baixa velocidade.
Descreve-se um protótipo desenvolvido com fins experimentais. Numa primeira fase, apresenta-se e comparam-se vários desenhos de motores deste tipo.
Seguidamente, analisa-se a constituição do protótipo. Finalmente, avaliam-se as suas características eléctricas e mecânicas apresentando os resultados experimentais obtidos através dos ensaios efectuados.
Palavras chave: Motor linear de indução, levitação electromagnética.
1. Introdução
O motor linear de indução (MLI) não é um accionamento eléctrico recente. Na realidade, o primeiro motor linear para aplicação em tracção eléctrica foi patenteado em
1841 por Zehdan. Daí em diante, foi feita investigação em diferentes desenhos, tendo sido construídos centenas de protótipos diferentes. No entanto, a maioria dos protótipos apresentados necessitam de um grande investimento económico para que possam ser construídos. A ideia do presente trabalho foi a de construir um protótipo de um MLI de baixo custo, o qual permitisse verificar os conceitos teóricos associados a este tipo de motor. De todos os desenhos investigados, optou-se por estudar em profundidade o MLI constituído pela associação de vários levitadores electromagnéticos, como mostra a figura 1, cuja construção é a mais económica. Figura 1. MLI constituído por 6 levitadores. A -B C
-A
B -C O primeiro levitador estudado, representado na figura 2, é constituído por um conjunto de várias chapas