Assédio moral no ambiente de trabalho
ADMINISTRAÇÃO NOTURNO
ARIANE SIMÕES
BRUNA REGINA MORAES
BRUNA ALESSANDRA GARCIA
ERIKA PALUDETTO PRADO
ASSÉDIO MORAL
BAURU
2012
ARIANE SIMÕES
BRUNA REGINA MORAES
BRUNA ALESSANDRA GARCIA
ERIKA PALUDETTO PRADO
ASSÉDIO MORAL
BAURU
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ASSÉDIO MORAL 4
2.1 Definição 4
2.2 Formas de assédio moral 5
2.3 Como previnir 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERENCIAS 8
INTRODUÇÃO
O trabalho trata de um assunto pouco discutido hoje em dia, o assédio moral, que apesar disso é um fenômeno que vem ocorrendo com muito mais freqüência do que podemos imaginar, em pequenas, médias e grandes empresas, privadas e até mesmo em instituições públicas. O assédio moral baseia-se na imposição de situações constrangedoras que passam os trabalhadores, no transcorrer de sua jornada. É uma relação mais comum envolvendo hierarquias (chefe x subordinado), mas que também pode ocorrer com pessoas mais próximas (colegas de trabalho) e, em raros casos o contrário. (subordinado x chefe).
ASSÉDIO MORAL
Assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
1 Definição
Assédio moral ou violência moral no trabalho não é um fenômeno novo, podemos dizer que ele é tão antigo quanto o trabalho. Define-se o assédio moral como toda e qualquer conduta abusiva, manifestando-se através de comportamentos, palavras, gestos, escritos que possam atingir e trazer danos à integridade física ou psíquica de uma pessoa, colocando-a em situações que levam a um pedido de demissão e/ou degradam o ambiente de trabalho. O assédio moral consiste na exposição dos