motor eletrico
Orientação: Prof. Aldo Borges
Salvador 2009
Introdução 04
História 05
Tipos de motores 07
Como funcionam os motores elétricos 27
Normas ABNT 3
Manutenção 35
Vantagens do motores CA em relação aos motores C 47
Conclusão 49
Existem muitos tipos de motores elétricos, projetados de acordo com a aplicação que se tem em vista. Os motores dos relógios elétricos devem trabalhar com velocidade constante. Os motores de arranque dos automóveis precisam desenvolver um torque substancial mesmo quando o eixo está imóvel. Os motores dos secadores de cabelo tem que ser leves e capazes de funcionar em várias velocidades. Por isso, os motores elétricos são de suma importância no cotidiano de nossas vidas, envolvendo desde trabalhos domésticos, como um liquidificador, até motores de grandes indústrias.
Tudo começa com o grego Tales de Mileto que, em 41 a.C. ao esfregar um pedaço de resina fóssil em um pano, a resina parecia atrair pequenos corpos, como fios de cabelo. Depois de muito tempo, cerca de quinze séculos, Mileto foi completado pelo físico e inglês da corte, William Gilbert, em 1600, descobriu que além da resina experimentada por Tales, muitos outros materiais poderiam atrair se fossem friccionados.
A partir desse marco muitos inventos surgiram. Foi em 1663, o alemão
Otto Von Guericke construiu a primeira máquina eletrostática, que transformava energia mecânica em energia elétrica. No final do século XVIII, foi verificado também que, por meio do princípio eletrostático, poderia ser possível também gerar energia mecânica. Antes dessa comprovação, o americano Benjamin Franklin, em 1752, com o experimento da pipa percebeu que a eletricidade podia ser captada e conduzida por fios.
Somente após o final do século XVIII, com o dinamarquês Hans
Christian Oersted e o francês André