Morte celular - Patologia
A morte celular é um mecanismo importante, por que vai contribuir para o desenvolvimento de uma doença ou a sua falta pode permitir que essa doença se fixe. Logo, tanto o excesso quanto a falta são ruins para o organismo, pois é necessário o equilíbrio sempre. Esse equilíbrio se refere ao número de células de um determinado tecido, pois elas têm a capacidade de se renovar. Existem alguns tecidos que não possuem essa capacidade de se regeneração, por exemplo: Tecido nervoso.
No caso desses tecidos que não possuem capacidade de regeneração a morte celular é mais grave, pois essas células não serão repostas e em seu lugar haverá um depósito de tecido conjuntivo formando uma fibrose, ou haverá acumulo de matriz extracelular, como consequência há a perda de função do tecido.
ASPECTO POSITIVO E NEGATIVO DA MORTE CELULAR
-POSITIVO: Em casos de células mal formadas, deficientes. Essas células sofrem morte celular e são substituídas por outras para que não haja perda de função.
-NEGATIVO: Em casos de morte excessiva com perda de função do tecido.
EXISTEM 3 TIPOS DE MORTE CELULAR:
Apoptose
Necrose
Autofagia
POR QUE AS CÉLULAS MORREM?
As células normais em condições de stress se adaptam. Quando a célula se torna incapaz de manter essa adaptação ela sofre uma lesão celular Se essa lesão celular for progressiva pode se tornar irreversível. Se esse estímulo do meio ambiente for evitado, essa lesão passa a ser transitória e a célula volta ao seu estado normal. As células precisam morrer para se renovar, e o estímulo para essa morte vem do meio.
HOMEOSTASE DE UM ORGANISMO MULTICELULAR
Controlada por: Proliferação – Diferenciação – Morte celular
Remoção ativa das células indesejáveis
Controle da produção celular
Sobrevivência de algumas células e do organismo
Obs.: -Isquemia: Falta de suprimento de nutrientes e O2.
-É preciso gerar novas células para manter processos vitais, é imprescindível que haja a -morte de células