Morfologia
1. Objetivo
- Determinar o ponto de ebulição de uma substância usando o método do tubo de Thiele.
2. Introdução
PONTO DE EBULIÇÃO
O ponto de ebulição de um composto é a temperatura na qual a pressão de vapor do líquido se iguala à pressão atmosférica. Por ser uma propriedade característica de uma substância, o ponto de ebulição é usado na identificação de líquidos e de alguns sólidos de baixo ponto de fusão. A determinação do ponto de ebulição pode ser feita através de destilação simples, quando houver material suficiente, ou através do método da Siwoloboff (Vogel)14 em que bastam apenas 5 a 10 gotas do líquido.
A determinação do P.E., por tal método, é feita através da observação do escape vagaroso de bolhas de ar da extremidade do tubo capilar, a princípio, até o escape rápido e contínuo de bolhas, o que demonstrará que o P.E. do líquido foi atingido.
A faixa do P.E. é um importante índice de pureza do composto. Muitos líquidos orgânicos são higroscópicos e alguns se descompõem quando aquecidos. Se a faixa do P.E. for larga, o líquido deve ser submetido a destilação fracionada.
3. Materiais necessários
- glicerina; - etanol; - anéis de borracha;
- clorofórmio; - tubo de Thiele; - tubo de ensaio pequeno;
- bico de gás; - capilar par ponto de fusão; - termômetro e rolha de cortiça.
4. Procedimento experimental
Coloque, em um tubo de ensaio pequeno, um pouco de amostra a ser estudada. Esse tubo deve ser preso a um termômetro com um anel de borracha ou látex de modo a coincidir a extremidade inferior do tubo de ensaio com o bulbo do termômetro. Imerja, no liquido em estudo, a extremidade aberta de um tubo capilar, na glicerina contida no tubo de Thiele. Cuidado para que não se misture glicerina à sua amostra. Aqueça, cuidadosamente, cerca de 2 °C por minuto. A temperatura de ebulição do liquido será observda no termômetro quando uma corrente de bolhas rápida e contínua emergir do