Moradores de rua
Como trabalhei no comércio por muito tempo tive a oportunidade de conhecer muitos mendigos e moradores de rua pessoalmente . Observando o comportamento deles , constatei que a maioria sofre de transtornos mentais graves , que vão muito mais além de alcoolismo e dependência química . O problema é que muitos políticos torcem o nariz para o internamento em clínicas psiquiátricas de pessoas com problemas mentais sendo elas moradoras de rua , ou , não .
Em 2007 eu sempre observava , na Praça Rui Barbosa , uma moradora de rua que discursava em público . Suas palavras eram repletas de coerência e inteligência . No mesmo ano arranjei emprego em uma loja no centro de Curitiba . Um certo dia esta mendiga entrou neste estabelecimento e começou a discursar . Como o vigia não estava presente , a gerente ordenou aos funcionários para que não fizessem nada contra esta mulher . Quando meu expediente acabou , a moradora de rua sentou – se na calçada e eu resolvi conversar com ela . Esta senhora disse – me que foi casada , teve filhos e trabalhou como professora durante muito tempo . Mas por ter sofrido estupro e incompreensão da família por causa disto notou que sua vida não tinha mais sentido . Fiquei assustada quando a mulher mostrou – me um documento , dos anos setenta , comprovando que ela foi professora universitária .
No ano de 2008 fui trabalhar em outra loja do centro de Curitiba . Lá vários moradores de rua entravam para pedir esmolas ao proprietário .