Monumentos
É toda obra criada pela mão do homem e construída com a finalidade de conservar sempre viva e presente na consciência das gerações futuras, a lembrança de determinada ação ou de uma existência. Segundo a tradição francesa, no Brasil, a construção de monumentos históricos ocorre como forma de legitimar alguns fatos e mitos fundadores da nação e de promover uma pedagogia do cidadão. As estátuas e monumentos históricos vão sempre lembrar os heróis nacionais.
Tem gente muito apressada que esbarra nesses objetos todos os dias e nem se dá conta de eles que estão ali. Em compensação, há aqueles curiosos que param, olham, lêem as placas e andam pela cidade perguntando para que servem as estátuas e os bustos e certamente não acreditam que quem construiu esses monumentos estava preocupado em fazer poleiros para passarinhos.
No decorrer da história sempre existiu, desde a mais remota antiguidade, o interesse em edificar monumentos por parte das diferentes sociedades. As famosas pirâmides religiosas construídas pelos egípcios são exemplos disso. Os romanos erigiram monumentos em reverencia aos seus deuses. De modo geral, as sociedades antigas construíram belas edificações que, infelizmente, não resistiram à destruição humana ou ação impiedosa do tempo. Até mesmo durante o Antigo Regime, assistimos à construção de estátuas de monarcas europeus.
No entanto, naquela época, era bastante comum erigir em praças, parques e jardim, estátuas e monumentos em homenagem