Montesquiel
Artigo: Platão e sua Política Platônica
Professor: Brenor de M. Leite
Turma: ADM121N01
Alunos:
Adriano Fonseca de Souza
Matricula: 189306
Montesquieu e sua política dos três poderes
Introdução
Artigo demonstra a ideia e sua visão que Charles de Montesquieu (1689 – 1755) tinha da sociedade. Ele acreditava que desde primórdios a comunidade política tenta equilibrar o poder da sociedade local entre o povo e a nobreza, o medo dos pensadores, sábios, filósofos e políticos sempre foi o de deixa o poder centralizado a uma única pessoas ou instituição.
Desenvolvimento
Montesquieu é o autor de uma grande obrar chamado “O espírito Das Leis” que veem proclamar uma nova tentativa de estabilização do poder político em três forças que tem automina entre si, fazendo ter equilíbrio sem que infrinja a autonomia entre os três.
O sistema de três poderes de Montesquieu foi bem sucedido, e é utilizado na política moderna perfeitamente, esses três poderes são: O poder Executivo, poder Legislativo e o Poder Judiciário. O poder Executivo tem a função de moldar o Estado com a instituição impostar pelo País, fazendo com que a leis sejam cumprida a risca. O poder Legislativo eleger pessoas para criar novas leis, que seria em regra o porta – voz do povo que o elegeu, além de ter o poder de observar os cumprimentos de leis do poder executivo. Os membros do poder Judiciário têm por obrigação julgar os problemas ou questões a serem resolvidas com exemplo corrupção.
Conclusão
A obra de Montesquieu defende o sistema dos três poderes que segundo o autor é essencial para que obtenha a liberdade do povo diante ao Estado por ter dois dos três poderes ao seu favor e limitando O Poder do Judiciário para com que um com citado anteriormente o poder político não fique centralizado a uma pessoa ou a uma instituição.
Bibliografia
Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Montesquieu