Monteiro lobato
Tema :Vivenciando as histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo.
Duração : de 26 de março a 20 de abril
Público alvo :Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Unidade Integrada Padre Newton Pereira
Autora : Idna Maranhão de Pádua
Agradecemos pela colaboração de todos na execução desse projeto e a Monteiro Lobato que é o maior percussor da literatura infantil no Brasil.
"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar." (Monteiro Lobato- 07/05/1926)
1-Justificativa Especialmente para alunos das séries iniciais, esta é uma proposta de leitura com foco na literatura de Monteiro Lobato, passando pelo texto literário, estimulando a oralidade como também o texto escrito.
Como bem falou Beatrice Bruteau, “Não podemos aguardar que os tempos se modifiquem e nós nos modifiquemos junto, não podemos aguardar uma revolução que chegue e nos leve em marcha.Nós mesmos somos o futuro, nós somos a revolução.”
É preciso alimentar a imaginação de nossos alunos, compartilhar leituras com eles e oferecer-lhes experiências inovadoras para que possam descobrir os encantos da literatura, como uma forma de arte que possibilitam conhecerem melhor a si mesmos, ao mundo e aos que os cercam, para que se tornem pessoas mais sensíveis,criticas e criativas.
Trabalhar Monteiro Lobato, é vivenciar dentro da Literatura Infantil um mundo rico em cultura, em um mundo mágico de personagens que encantam as crianças, os jovens e os adultos.
"Através da Emília, que diz tudo o que pensa do Visconde de Sabugosa que é um sábio. Dona Benta que é a contadora de história e aceita a imaginação criadora das crianças, Tia Nastácia que é o folclore em pessoa, Narizinho e Pedrinho representando as crianças de ontem e de hoje, sempre abertas a tudo e querendo ser felizes.
O pó de pirlimpimpim continuará a transportar crianças do mundo inteiro ao Sítio do Pica-pau Amarelo, onde não há horizontes limitados por muros concretos e de idéias tacanhas."
O