Montagem do fluxo de caixa relevante para analise de investimento
Passo 2
Tipos de Investimentos
Poupança
O que é?
A caderneta de poupança é a mais popular e segura forma de investimento. Ela é isenta do imposto de renda e de taxas de administração, mas o seu rendimento é muito baixo. A dica dos economistas é usar a poupança apenas para acumular uma determinada quantia de rendimento para depois distribuí-la em outras aplicações.
Perfil do investidor
Devido às pequenas chances de perda, o perfil do investidor é totalmente conservador. A aplicação também é ideal para quem não tem muitas economias para investir e serve tanto para aqueles que almejam uma aplicação a curto quanto a longo prazo, mas é mais vantajoso optar por prazos maiores.
Riscos e lucros
Os riscos, nessa forma de investimento, são praticamente nulos. Os ganhos, em tese, seriam de 0,5% ao mês, mas em geral só compensam a inflação do período.
Como investir?
Qualquer banco brasileiro oferece esse tipo de produto. Para a abertura de uma conta poupança é necessário apresentar CPF, RG e um comprovante de residência fixa.
Dólar
O que é?
Mundialmente mais negociada e mais aceita, a moeda americana pode servir de refúgio para os investidores mais experientes.
Perfil do investidor
Bom apenas para quem gosta de correr riscos. Isso porque a cotação do dólar oscila muito e com muita rapidez. Se hoje a cotação está em alta, amanhã pode sofrer uma queda brusca.
Riscos e lucros
É altamente arriscado encarar o dólar como investimento. Ainda mais porque economistas preveem que a alta pela qual a moeda passa neste momento pode se reverter nos próximos meses.
Como investir?
Ter dólares guardados no bolso esperando a valorização mais alta do dia não é uma boa ideia. Mesmo porque, nenhum economista consegue prever com exatidão a cotação futura. Especular para sair ganhando com o dólar é coisa de profissionais.
Fundos de Renda Fixa
O que é?
É uma carteira de investimentos fechada que pode ter em sua constituição, ações e outras formas de aplicação, mas é