Montagem de Projeto Sociais
O desenvolvimento de atividades de educação ambiental depende da montagem de um projeto com objetivos e conteúdos que permitam abordar aspectos relacionados a elementos naturais e construídos. E aos aspectos sociais, econômicos, culturais envolvidos na questão ambiental. Da atividade mais simples, como a montagem de uma exposição, até um projeto mais complexo, o planejamento é necessário.
Modelo
1. Apresentação (quem?) Capa, título do projeto, coordenador do projeto, equipe técnica, local e data.
2. Introdução (o quê? Por quê?)
Na introdução do projeto discorrer, resumidamente, sobre o tema geral no qual o projeto está inserido. Algumas referências bibliográficas e citações poderão dar sustentação ao texto. Ainda na introdução, as justificativas e a relevância do projeto são apresentadas, consistindo na exposição das razões teóricas e práticas que tornam importante a realização do trabalho.
3. Objetivos (para quê? Para quem?)
Os objetivos deverão indicar com precisão os resultados a serem alcançados pelo projeto.
Objetivo(s) geral(is) - São resultados a longo prazo, ligados a uma visão geral e abrangente do tema.
Objetivo(s) específico(s) - São as conseqüências previstas e específicas das atividades do projeto. Apresentam caráter mais concreto. Sua exposição é feita, normalmente, com verbos no infinitivo (elaborar, fazer, estudar, realizar).
4. Desenvolvimento (como? Com quê?)
Deve explicitar os mecanismos concretos a partir dos quais os objetivos serão atingidos. Muitos chamam esta etapa de "métodos e técnicas", sendo o primeiro associado aos aspectos abstratos (como?) e o segundo às ferramentas de trabalho (com quê?). Exemplos de procedimentos metodológicos: observação direta, coleta de dados e comparação de informações. Técnicas e instrumental: questionários, vídeos, modelos reduzidos, dramatização e simulação.
5. Cronograma de atividades (quando?)
O trabalho deverá ser