Montagem caixa preta
COLÉGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA
Atividade Prática em grupo
1º BIMESTRE
SÉRIE: 9º Ano
PROFESSOR: Hebert
Nº DE QUESTÕES:
TURNO: M / T
ALUNAS(OS):
TURMA:
RIO DE JANEIRO, DE DE 2013.
DURAÇÃO:
TEMA: COMPARAÇÃO ENTRE O VOLUME DO SOL, DOS PLANETAS E DA LUA.
Introdução
Quando os livros didáticos abordam o tema “SISTEMA SOLAR”, geralmente apresentam uma figura esquemática do mesmo. Nesta figura o Sol, os planetas e a Lua são desenhados sem escala e isto não é escrito no texto, o que permite ao aluno imaginar que o Sol e os planetas são proporcionais àquelas bolinhas (discos) lá desenhados. Apesar de não estarem em escala, os planetas maiores são representados por bolinhas grandes e os menores por bolinhas pequenas, mas sem nenhuma preocupação com escalas. Em alguns livros o diâmetro do Sol é comparável ao de Júpiter, o que é um absurdo, claro!
Alguns livros apresentam, além das figuras esquemáticas, uma tabela com os diâmetros do Sol e dos planetas. Esta tabela também não ajuda muito, porque não se consegue imaginar as diferenças de tamanho dos planetas e do Sol apenas vendo os números dos seus diâmetros. Muitas vezes a Lua também é alvo dessas comparações proporcionais, a na maioria delas, de forma incorreta.
Sugerimos abaixo um procedimento experimental, que os alunos podem executar como tarefa extraclasse, reproduzindo (ou não) o material do professor e que permite visualizar corretamente a proporção dos tamanhos dos planetas, do Sol e da Lua sem recorrer aos valores reais dos seus diâmetros.
Material necessário:
1 Rolo de Papel Alumínio
1 Rolo de Barbante
1 Bexiga tamanho gigante
1 Folha com os tamanhos dos discos dos Planetas
1 Régua
Papel Alumínio, Barbante, Bexiga tamanho gigante, Jornal, Régua e a folha com os discos dos planetas .
Comparação entre os tamanhos dos planetas, do Sol e da Lua através de esferas
Para darmos uma