Monsanto
Professor: Gerardo Silva
Disciplina: Desenvolvimento e Sustentabilidade
Resenha: O Mundo Segundo a Monsanto.
A Monsanto é uma empresa global que se auto titula como voltada para o agronegócio. Pretendendo desenvolver a agricultura de forma sustentável produzindo alimentos mais saudáveis sem agredir o meio ambiente. A empresa é reconhecida como líder mundial em biotecnologia, produzindo cerca de 90% dos organismos transgênicos do mundo.
A reputação da empresa, todavia, parece um tanto digna de desconfiança, pois diversos de seus produtos possuem agentes extremamente danosos a natureza e a saúde humana. Entre as substâncias estão os PCB`s, agente laranja, aspartame, hormônios bovinos e outros. Um dos primeiros casos de contaminação conhecido ocorreu em Anniston, nos Estados Unidos, na ocasião os moradores foram contaminados com os dejetos da Monsanto que eram jogados no rio e contaminavam o solo. Muitas informações foram ocultadas pela empresa com o argumento de que era necessário priorizar os lucros. Para muitos cientistas e pesquisadores não é prudente acreditar nas afirmações feitas pela Monsanto em seus discursos de empresa verde.
O Roundup se destaca como um dos produtos da empresa mais utilizados ao redor do mundo. Um herbicida que destrói todo tipo de planta que não seja imune ao sua ação, além de não ser biodegradável como a empresa afirmava ser. Algo ainda mais espantoso é a Monsanto produzir as sementes transgênicas que são completamente imunes ao herbicida, o que gera uma dependência ainda maior por parte dos agricultores. O produtos transgênicos já são polêmicos os suficiente para gerar divisões nos setores político, econômico e científico.
No EUA as decisões de concessão sobre os alimentos geneticamente alterados partiu dos órgãos políticos não de entidades científicas. O grande triunfo da Monsanto para conseguir a liberação foi a Equivalência Substancial. Segundo a empresa os alimentos normais e os