Monotrilho
3 – CUSTOS
Muito se questiona sobre o uso do monotrilho no transporte urbano. E a relação custo/benefício entra em questionamento. Muitos críticos argumentam que o custo deste modal seria o suficiente para construir um número bem maior de corredor de ônibus. Mas por outro lado, quando se trata de capacidade, o sistema transporta uma quantidade significativa de passageiros. Em relação ao metrô, o monotrilho oferece um custo menor, não sofre interferência do tráfego de veículos.
Vale ressaltar que para alguns, a sua estrutura pode causar grande impacto paisagístico mas também pode dar um ar futurista à cidade. O sistema já foi testado e aprovado em Mumbai, Kuala Lumpur e Las Vegas.
O uso de tecnologia limpa, a diminuição da poluição sonora, o aumento da qualidade no transporte, a redução do tempo médio de viagem são alguns pontos fortes para a implantação deste meio de transporte altamente promissor.
Tabela 00 - Comparativo das características técnicas dos principais transportes públicos concorrentes do monotrilho
Fonte: Portal, 2014
4 PRINCIPAIS FORNECEDORES
Bombardier
A empresa apresenta grande experiência na área de transporte, o design dos seus carros são mais modernos e é o sistema mais utilizado no mundo (Walt Disney World Monorail). Porém em questão de transporte público urbano de massa possui pouca experiência.
Hitachi;
Entre os fabricantes de monotrilhos é a corporação que tem a maior experiência, a maioria dos sistemas instalados na Ásia para transporte de passageiros é de sua autoria. Possui o sistema mais flexível em relação à capacidade de passageiros iniciando em 30.000 passageiros/dia (small type) e 300.000 passageiros/dia (large type), mas seu sistema construtivo é mais robusto e com vigas de maior impacto estético.
Scomi
Também possui boa experiência na área de transporte, é um bom competidor com relação a preços e com o maior